
“A endometriose é uma doença grave que atinge 10 milhões de brasileiras e é responsável pela infertilidade de metade delas em idade para ter filhos (entre 15 e 45 anos de idade).”
O que é Endometriose
É uma doença caracterizada pela presença do endométrio fora da sua localização habitual, fora do útero. Para facilitar o entendimento é importante esclarecer o que é endométrio que é a parte mais interna do útero, responsável por abrigar o óvulo fecundado.
Quais os principais sintomas
Os mais comuns são dor pélvica (cólica menstrual intensa durante ou depois do período menstrual),dores profundas durante as relações sexuais,ardor ao urinar e irregularidade menstrual.
Endometriose pode causar infertilidade?
A endometriose pode gerar infertilidade devido ao acometimento das trompas(órgão que conduz o óvulo ao útero) e alterações hormonais que podem dificultar a gestação.
Como é feito o diagnóstico e o tratamento
A partir dos sintomas e da suspeita clinica, é feito uma ultrassonografia pélvica ou transvaginal e o tratamento pode ser clínico ou cirúrgico, o clínico é a base de remédios antiinflamatórios que visam a eliminação dos estímulos de crescimento endometrial.E o tratamento cirúrgico que tem como objetivo destruir os focos da doença e tratar os cistos ovarianos que possam existir.
A endometriose vem diminuindo a qualidade de vida das mulheres devido às fortes cólicas, e por isso merece atenção e cuidados. É importante lembrar que fazer exercícios físicos e manter uma dieta saudável ajuda no tratamento da doença.