Planejamento familiar natural

bebe

Métodos naturais de planejamento familiar

No ritmo natural do ciclo menstrual, há um período de aproximadamente 8—10 dias durante os quais o óvulo produzido pelos ovários pode ser fertilizado. Se as relações sexuais só tiverem lugar nos dias restantes (cerca de 18) e forem evitadas durante o período “inseguro’ teoricamente a mulher não deverá engravidar. Esta é uma base do planejamento familiar por método natural.
Acontece que, em muitas mulheres, o ciclo menstrual varia tanto, em duração como em regularidade, pelo que o método do ritmo não constitui uma forma tão segura de contracepção, como, por exemplo, a pílula, o preservativo ou o dispositivo intra-uterino.
Contudo, podem-se reduzir os riscos pela utilização de uma combinação de três métodos para calcular em que época, durante o mês, será mais seguro ter relações sentais: o método de Ogino (do calendário), o método das temperaturas e o método da ovulação (Billings).
O método de Ogino (do calendário). Não é um método seguro em mulheres com ciclos menstruais curtos e irregulares. Utilizando este método o primeiro dia da menstruação é contado como o dia 1. Uma mulher com um ciclo menstrual absolutamente regular de 28 dias temos seus “dias perigosos” durante os quais deve abster-sede relações sexuais entre os dias 9 e 18.
Para maior segurança, anote durante 12 meses a duração exata de cada ciclo menstrual. Pode-se calcular então o primeiro “dia perigoso” deduzindo 19 do dias mais curto dos últimos 12 ciclos. Se o ciclo mais curto tiver sido de 25 dias, a fecundação é possível a partir do dia 6 (25—19). O último dia perigoso é calculado deduzindo 11 do mais longo dos ciclos. Se o mais longo foi de 31 dias, o último dia perigoso será o dia 20(31—11). Neste exemplo, a fertilização do óvulo pode ocorrer desde o dia 6 até o dia 20, inclusive. As relações sexuais são, em princípio, mais seguras a partir do dia 1 até o dias, inclusive (não há razões médicas para que não haja relações sentais durante o período menstrual, a não ser de ordem estética ou religiosa), e a partir do dia 21 até o fim do ciclo.

Método das temperaturas

A temperatura da mulher sofre um ligeiro aumento de 0,2 a 0,5°C durante o tempo em que o seu corpo produz um óvulo capaz de ser fertilizado. Para detectar a alteração, a mulher deve tirar a temperatura, que deve ser verificada na boca, e registrá-la to da as manhãs antes de se levantar e em jejum. O termômetro deve permanecer na boca pelo menos durante três minutos; se a temperatura não subir, não há ovulação (ou seja, não foi produzido um óvulo). Todavia, a temperatura pode subir por outras razões, como, por exemplo, uma infecção.

Método de ovulação (Billings)

Durante a ovulação, surgem várias alterações biológicas. Entre estas, a mais fácil de detectar consiste no aumento de produção do muco, uma substância de aspecto gelatinoso visível na entrada da vagina; o muco também vai se tornando menos espesso. O dia de maior umidade vaginal é normalmente o quarto dia depois da ovulação. As mulheres podem aprender a observar as alterações do muco vaginal e com o gráfico das temperaturas calcular o seu período fértil.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | fantastic sams coupons