
Desarranjo das funções intestinais provocado principalmente pela ação de bactérias e parasitas. Os microorganismos estão presentes no solo e ganham acesso ao sistema gastrointestinal quando as pessoas bebem água não tratada ou comem frutas, verduras e legumes sem a devida higienização. A doença manifesta-se através de DIARRÉIA muito forte, náuseas, falta de apetite, fadiga, depressão e cólicas intestinais; sua duração é de aproximadamente 10 dias. Deve ser combatida completamente, pois existe risco de os microorganismos contaminarem o fígado e os pulmões, criando abscessos nesses órgãos. Use soro fisiológico em abundância para evitar o risco de desidratação; para prepará-lo em casa, use a seguinte receita: 2 colheres das de sopa de açúcar e 1 de sal para 1 litro de água. Misturar bem e tomar 250 ml, 3 vezes ao dia. A água de côco constitui-se num excelente soro natural.
Paro prevenir-se da desinteiro, observe sempre os princípios básicos de higiene para com os alimentos, principalmente os folhosos (alface, couve, agrião, aipo, chicória etc.), use água filtrada ou fervido paro beber e paro cozinhar e lave as mãos cuidadosamente antes das refeições, pois as unhas podem enquanto o doença persistir, não use alimentos cárneos, gordurosos (frituras, laticínios, margarina, ovos), doces, balas refrigerantes e chocolates; evite feijão, lentilha etc. Substitua-os por alimentos leves e saudáveis, tais como saladas verdes cruas e frutos frescas da época. Beba água pura e fresca em abundância.
Hortaliças
Couve - Comer folhas cozidas em vapor e temperadas com sal e azeite de oliva.
Tanchagem e Espinafre – Chá combinado (40 g para 1 litro de água). Tomar 4 xícaras ao dia.Salsa - Chá das folhas e raiz (20 g para 1 litro de água). Tomar 4 xícaras ao dia.
Frutas
Coco – Tomar água de coco abundantemente, para evitar a desidratação.
Goiaba - Chá das folhas novas da goiabeira (20 g para 1 litro de água). Tomar 4 xícaras ao dia.Refeições exclusivas 2 vezes por semana.
Maçã – Tomar 250 ml de suco puro, de manhã, em jejum.
Refeições exclusivas 3 vezes por semana.
Romã – Chá das flores secas e casca do fruto (50 g para 1 litro de água). Tomar 4 xícaras ao dia.
Plantas
Algodoeiro – Chá das folhas (20 g para 1 litro de água). Tomar 5 xícaras ao dia.
Eucalipto – Chá das folhas (20 g para 1 litro de água). Tomar 5 xícaras ao dia.Guaraná - Chá do pá (1 O g para 1 litro de água). Tomar 4 xícaras ao dia.
Tanchagem - Chá das folhas (20 g para 1 litro de água). Tomar 4 xícaras ao dia.